Sonda lambda, ou sensor de oxigênio, é um dispositivo que envia um sinal elétrico à injeção eletrônica do automóvel indicando a presença de oxigênio nos gases de escape. Ela compara o oxigênio residual dos gases de escapamento para saber se a mistura ar-combustível esta balanceada, possibilitando o controle da quantidade de combustível a enviar para o motor.


Existem dois tipos de sensor sonda lambda, são elas:

Sonda lambda Narrow (ou Narrowband): é a sonda comum encontradas em carros com injeção eletrônica, narrow vem de restrita ou planar, pois ela só consegue medir a mistura de 0 à 1v (mistura pobre 0v e mistura rica 1v).

Sonda lambda Wide (ou Wideband): é uma variação do sensor comum, geralmente chamada de ‘wideband’ ou simplesmente WbO2. A vantagem da WbO2 é que com ela podemos estimar com uma maior precisão, enquanto as planares só são precisas próximas de lambda 1 a wide permite uma banda mais larga de 0,7 a 2,2.

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