O carro bicombustível chegou para termos a liberdade de escolher qual combustível vamos utilizar ou para tentar economizar. Mas assim que chegamos ao posto de combustível temos a seguinte dúvida: Abastecer com álcool ou gasolina?

Podemos abastecer no álcool porque ele é mais barato ou abastecer com gasolina, pois o consumo do carro será menor. Mas será que realmente estamos saindo no lucro? Será que realmente estamos economizando?

Quando vamos fazer esta escolha, temos que levar em conta que a autonomia do veículo com motor a álcool é, em média, 30% menor que a do veículo com motor a gasolina, ou seja, o percentual reflete o menor rendimento do álcool, onde faz o veículo rodar menos quilômetros que a gasolina com um mesmo volume de combustível.

Exemplo:

Se no posto de combustível o preço por litro de álcool é R$ 1,499 e o valor da gasolina R$ 2,259 é mais vantajoso abastecer o veículo com álcool, pois o mesmo é 33% mais barato do que a gasolina.

Então a dica sempre levar em consideração o valor do combustível, não abastecer o veículo flex com álcool sempre que o preço do litro superar 70% do valor da gasolina. O percentual reflete o menor rendimento do álcool, que faz o veículo rodar menos quilômetros que a gasolina com um mesmo volume de combustível.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)