Se você deseja comprar um carro e quer saber qual o consumo dele, a partir de abril será fácil. Os carros terão uma etiqueta igual àquelas encontradas em eletrodomésticos, onde mostram o seu consumo de energia.

 Isso faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular criado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O programa permite ao consumidor comparar modelos pela eficiência energética.

 Este programa já existe no Japão, União Européia e EUA.

 O modelo da etiqueta será como as utilizadas hoje em eletrodomésticos. Os carros da mesma categoria receberão uma classificação de A até E em ordem decrescente e terão o seu consumo de combustível (km/l).

 A adesão das montadoras não é obrigatória, mas a que aderir deverá inscrever 50% do seu portifólio. A princípio nem todas as montadoras devem aderir, mas as que o fizerem deixam clara a transparência de informação sobre seus produtos.

 A Kia e a Honda já saíram na frente aderindo ao programa, com o modelo coreano Picanto e os modelos Honda Civic e Honda Fit.

 


Trackbacks/Pingbacks

  1.  Inmetro lança selo de economia de combustível para automóvel

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)