Antes de sair visitando as agências e concessionárias procurando um carro para comprar, é bom ter em mente o que você quer ou o que você precisa. É comum procurar um carro útil e familiar como uma minivan, mas ao chegar à concessionária você se sentir atraído por um sedã esporte que custa bem mais e não vai ser tão útil. Decida também o quanto esta disposto a pagar antes de sair para comprar um veículo. Comprar um carro por impulso provavelmente vai fazê-lo pagar mais e se arrepender depois.

Após se decidir de qual carro ou modelo irá comprar é bom ficar atento com alguns detalhes como pintura, motor, etc. Segue abaixo algumas dicas que irá te ajudar na hora da compra.

Carroceria: Passe um imã na lataria do carro, mas enrolado em um pano para não arranhar a pintura. Se o imã se soltar é porque naquela parte a massa plástica.

Verifique se há ferrugem na lataria, como bolhas e pontos descascados na pintura. Olhe principalmente nas extremidades da lataria (em baixo nas portas, por exemplo).

Vidros: Verifique se os vidros não estão trincados ou se há neles a numeração do chassi. A numeração trocada ou caso não tenha pode indicar que o vidro já foi trocado.

Portas: Caso as portas não se fecham direito provavelmente o carro já foi batido. Em algumas colisões a porta pode ficar empenada dificultado o fechamento.

Pintura: Coloque o carro no sol e observe se há diferença de coloração ou mancha de tinta nas borrachas e frisos. Pode ser que alguma parte do carro já tenha sido reparada.

Painel: Teste todos os botões e funções do painel. Verifique se a iluminação e as luzes de sinalização estão funcionado.

Kilometragem: Este é um item difícil de verificar, pois é preciso de um conhecimento técnico maior para verificar. Mas um dica é verificar o adesivo de troca de óleo, nele consta a data da ultima troca e a kilometragem na data da troca. Caso o dono do veiculo tenha voltado a kilometragem e esqueça-se de trocar você saberá.

Acessórios: Verifique como estão os mecanismos dos bancos, se os vidros elétricos, travas e limpadores do pára-brisa estão funcionando corretamente.

Ar-condicionado: Ele pode estar precisando de uma carga, geralmente uma carga é aproximadamente R$ 80,00.

Som: Caso na negociação do veículo o som esteja incluído, veja o estado do CD e também dos auto-falantes.

Chassi: Se observar que a gravação das letras e números do chassi está estranha ou raspada há um forte indício de adulteração.

Equipamentos de segurança: Verifique o extintor (se está vencido), macaco (se funciona), triângulo de sinalização, chave de roda.

Freio: Verifique se o carro está com o fluído em ordem. Pise no pedal do freio com o carro ligado em ponto morto, ele tem que baixar rapidamente e sem dificuldades.

Motor: Veja se não sai uma fumaça estranha do escape ou há manchas de óleo. Quando o motor esta sujo é mais fácil de verificar, pois as manchas se juntam a poeira e ficam esposas. Olhe as juntas do motor em busca de vazamento.

Amortecedores: Balance o carro em cima de cada roda, se ele pular mais de uma vez é sinal de que o amortecedor esta ruim.

Mesmo seguindo todas as dicas acima, não deixe de dar uma volta com o carro para ver se ocorre algum barulho estranho, trepidação e se você se sente confortável com ele. Além disso, não deixe de levar o carro a um mecânico de confiança. Ele fará uma avaliação mais técnica.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)