No Brasil nos últimos anos vem crescendo a utilização do “envelopamento do carro” seja para proteger a pintura ou mesmo por estética. Muitos gostam de envelopar o carro porque algumas películas dão ao carro um aspecto da pintura fosca ou até mesmo uma cor diferente.

O envelopamento para quem não conhece, consiste na aplicação de uma película sobre a lataria do carro. Antigamente ela era muito utilizada apenas em carros comerciais quando se queria evidenciar um serviço ou publicidade.

Cada vez mais cresce a procura por este tipo de serviço, mas ao contrário do inicio da moda onde a película preta fosca era a mais utilizada, hoje em dia a película de outras cores estão cada vez ganhando mais espaço. O mais utilizado é o envelopamento pvc vinil que possui um tratamento externo para melhorar a proteção. O envelopamento protege a pintura do veículo da ação dos raios do sol ultravioleta.

Uma película também muita utilizada é a de teto na cor “black piano”, esta película da a impressão que o carro possui teto solar “sky window”.

Para as pessoas que desejam proteger o veículo, mas não querem alterar as características da pintura existe também uma película de poliuretano de alta resistência mecânica totalmente transparente mantendo a cor original do veículo. Ela protege a pintura de arranhões, batidas de pedra e riscos de unhas nas maçanetas.

O envelopamento não traz nenhum dano à pintura, desde que efetuado por profissionais capacitados e com a utilização de uma película de qualidade comprovada. O cuidado que se deve ter quando se envelopa o veículo é não utilizar máquinas de pressão e sempre usar sabão neutro para lavar o veículo. O processo de envelopamento é totalmente reversível e sem danos a pintura do veículo quando realizado por profissionais capacitados. O fabricante do produto estabelece cerca de sete anos de vida útil do filme aplicado.

Antes de realizar o envelopamento do carro é importante lembrar que alterar a configuração de um veículo exige uma comunicação ou autorização dos órgãos fiscalizadores.