A Fiat apresentou no Salão de Genebra a mais nova tecnologia para motores a gasolina, a tecnologia Multiair.

 O sistema consiste em um controle eletro-hidráulico do fluxo de ar, combustível e o tempo de abertura das válvulas.  Ele utiliza mais ar diminuindo a força aplicada pelo motor e o combustível adicional.

 Nos motores atuais as válvulas são controladas mecanicamente pelo comando de válvulas, o motor Multiair possui um sistema diferente de acionamento das válvulas. O comando aciona as válvulas hidráulicas solenóides e estas por sua vez acionam as válvulas convencionais que controlam a admissão e a exaustão de combustível.

 A Fiat afirma que o Multiar pode aumentar a potência do motor em 10% e reduzir o consumo de combustível em aproximadamente 10%.

 A montadora ainda promete outros benefícios:

– Um aumento de 15% ou mais do torque em baixas rotações.

– Redução de 10% nas emissões de dióxido de carbono, 40% de monóxido de carbono e 60% de óxido nitroso.

– Um motor com um tempo de resposta mais rápido.

 O primeiro modelo a ter o novo motor será a nova linha 1.4 16V do Alfa Romeo Mito a partir do final do ano.


Deixe um comentário

  • (não será divulgado)