Hoje é comemorado no Brasil o dia doFusca, o modelo mais vendido pela Volkswagen no Brasil. Esta data também marca o inicio da produção da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

 O carro foi lançado em 1935 na Alemanha e foi um pedido de Adolf Hitler ao projetista Ferdinand Porsche, antes mesmo da guerra. Ele queria um carro resistente e de fácil manutenção.  O Fusca foi lançado na Alemanha com o nome de “Volkswagen”, que em alemão quer dizer “carro do povo”.

 Foi uma revolução, pois possuía um motor refrigerado a ar e um câmbio de quatro marchas. Os carros da época tinham apenas três marchas.

 Ele ganhou o mundo e foi parar até no cinema. Foi lançada uma série de cinco filmes com o Fusca, produzidos pelos estúdios Disney.

 

O primeiro Fusca foi lançado no Brasil em 1950, onde foram importadas apenas trinta unidades para o país. O carro vinha desmontado da Alemanha e a empresa responsável pela montagem era a Brasmotor (mesmo grupo dono da Brastemp). A Volkswagen, já instalada no Brasil, começou sua fabricação em 1959 pela fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo (SP) desde então foram vendidos mais de três milhões de unidades.

 Confira também os comerciais do Fusca.

 O Fusca parou de ser produzido no Brasil em 1986, mas em 1993 o ex-presidente Itamar Franco incentivou o relançamento e foram vendidas mais de 40 mil unidades até 1996, quando teve sua produção encerrada.

 Para substituir o Fusca, a Volkswagen lançou o New Beetle,  a nova versão do Fusca contemplando todos os avanços tecnológicos da indústria automobilística.

 Conheça mais sobre a história ou entre para oClube do Fusca.

Um comentário para “Dia Nacional do Fusca”

  1. Aline

    Esse golf e tudo d bom!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)