Foi anunciado oficialmente pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) nesta sexta-feira (17) o lançamento da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que aponta os veículos mais econômicos à venda no Brasil.

Conforme já divulgado anteriormente neste site, esta etiqueta é como aquelas encontradas nos eletrodomésticos vendidos no país e tem como objetivo classificar os veículos conforme o seu consumo de combustível. A classificação vai de “A” (o mais econômico) até “E” (com maior consumo de combustível).

Essa é uma iniciativa do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que é coordenado pelo Inmetro e pela Petrobrás.

A adesão ao programa não é obrigatória, mas conforme já mencionado anteriormente ela torna mais transparente a informação a respeito dos seus carros. A Chevrolet, Fiat, Honda, Kia Motors e a Volkswagen já se inscreveram no programa.

Na fase inicial do programa os veículos foram agrupados em cinco categorias: subcompacto, compacto, médio, grande e de carga.

Até o momento somente as categorias de subcompactos e compactos foram avaliados, os subcompactos, Fiat Mille e Kia Picanto, e os compactos o Volkswagen Gol, Honda Fit 1.4 e o Volkswagen Polo Bluemotion receberam o conceito “A”.

 

 

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Inmetro libera ranking de consumo

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)