Alinhamento refere-se às operações de alinhamento de rodas quanto aos ângulos de cáster, cambagem, convergência e divergência.

Cáster: é o ângulo de inclinação para frente(negativo) ou para trás(positivo) do pino mestre ou do braço de suporte do eixo com relação a um plano vertical.

Cambagem: é determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo, em relação a um plano vertical.

Convergência: é o ajuste das rodas direcionadas, de modo que fiquem mais fechadas na extremidade dianteira do que na traseira.

Divergência: é a condição contraria a convergência, neste caso as rodas estão mais abertas na extremidade dianteira do que na traseira.

Quando se deve efetuar o alinhamento:

– a cada troca de pneus;

– quando os pneus apresentarem desgaste excessivo na área do ombro;

– quando os pneus apresentarem desgaste em forma de escamas na banda de rodagem;

– se um pneu tiver maior desgaste do que o outro;

– trepidação das rodas dianteiras;

– vibração do carro;

– volante duro;

– carro tende para os lados quando o motorista solta o volante;

– carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados;

– a cada 10 mil km (rodízio ou balanceamento);

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)