Sistema de arrefecimento é o sistema responsável por controlar a temperatura do motor gerado pela combustão ou pelo atrito das peças móveis. Isto é feito através da transmissão de calor para a atmosfera.

No sistema de arrefecimento a ar o calor é dissipado de forma direta, dependendo da localização do motor é preciso forçar a circulação do ar pelo motor mediante uma turbina ou ventilador.

No sistema de arrefecimento a liquido de forma indireta, pois a água passa pelo radiador antes do calor ser dissipado na atmosfera. Exceto no sistema de sifão térmico onde a circulação da água é feita através de uma bomba.

No sistema de sifão térmico enquanto o líquido de arrefecimento não atinge a sua temperatura normal de funcionamento, a válvula termostática impede seu fluxo para o radiador. Quando é atingida a temperatura do líquido de arrefecimento, parte do fluxo será direcionada pela válvula termostática para o radiador. Caso a temperatura se aproximar do limite máximo, todo o fluxo do líquido de arrefecimento será direcionado pela válvula termostática até o radiador, por onde será resfriada.

Um comentário para “O que é sistema de arrefecimento?”

  1. Salete

    Nossa tive que pesquisar na net para saber! Saber o que é Arrefecimento? Kkkkk agora já sei…

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)