Às vezes pensamos em comprar uma motocicleta e nos deparamos com alguns termos que não sabemos muito bem seus significados, como naked, sport, custom e etc.

Estes termos são as categorias que cada tipo de moto esta incluso. Existem várias categorias, sendo que cada uma tem uma finalidade específica. Para alguns a categoria reflete bem mais que um modelo, ela reflete um estilo próprio.

Abaixo segue uma breve explicação de algumas categorias. No mais é escolher o estilo que você mais gosta na hora de comprar.

Baby

Eram as motos comercializadas entre a década de 1920 e 1930 cuja principal característica é a rusticidade. Uma característica marcante é pintura, eram aplicadas até 14 camadas de tinta para que a moto ficasse com uma pintura esmaltada. Na época a principal fabricante deste modelo é a Indian.

Exemplo: Indian 101 Scout

Side car

São os modelos de motos onde na lateral era acoplado um carrinho para o transporte de um passageiro. Esse tipo de motocicleta foi muito utilizado durante a segunda guerra mundial pelo exército alemão.

Exemplo: BMW R75

Custom

Estas motocicletas copiam o design dos modelos antigos. Esse modelo não prioriza a velocidade e sim o conforto, por este motivo são verdadeiras estradeiras, muito confortáveis para viagens longas.

Exemplo: Harley Davidson Sportster


Chopper

Derivada da Custom, normalmente são motos criadas ou alteradas pelos próprios donos, ou oficinas especializadas. O guidão é alto e o tanque de combustível é alto na frente e tem a forma de gota. O garfo dianteiro possui grande comprimento, assim como a distância entre eixos.

O conceito de moto chopper é originário dos EUA, mas foi disseminado pelo mundo afora através do filme Easy Rider, “Sem Destino”.

Exemplo: Honda Fury

Fun Bike

São modelos de motos de uso misto, normalmente equipadas com motores de média para alta cilindrada, obtendo grande desempenho. São bastante utilizadas no uso urbano.

Exemplo: Honda Falcon NX4

Naked

Nesta categoria as motos não possuem carenagem e o desenho é um estilo que mescla motos de passeio com esportivas. Estas motos possuem um bom desempenho e uma posição de pilotagem confortável, o que propicia uma boa condução em vias urbanas.

Exemplo: Honda CB 600F Hornet

Street

Nesta categoria as motos foram planejadas para o trânsito urbano e dispõem de conforto e mobilidade para isso. Normalmente os motores variam de 150 a 300 cilindradas.

Exemplo: Honda CB 300R

Sport

São motos de alto desempenho e com o desenho moderno. Geralmente seus motores são de 600 cilindradas acima, o que faz os modelos atingir altas velocidades. A posição de pilotagem coloca o motociclista quase que deitado sobre o tanque, o que gera um desconforto para longos trechos.

Exemplo: Kawazaki Ninja ZX

Hyper Sport

Nesta categoria as motocicletas são equipadas com motores de grandes cilindradas, variando entre 1.100 e 1.400 cilindradas. Essas motos têm como característica marcante a forte aceleração velocidade máxima, chegam aos 300 km/h.

Exemplo: Suzuki Hayabusa

2 comentários para “Tipos de motos”

  1. Dj

    É faltou big traill, bobber, scooter etc…

    Responder
    • Equipe Sobre Carros

      Obrigado Dj.

      Ainda há várias outras subcategorias difíceis de definir. Especialmente se considerarmos motos produzidas também em outros países.
      Muito obrigado por comentar e tornar o nosso blog ainda mais completo.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)