O transporte de animais de estimação pode ser realizado no seu veículo, mas deve seguir algumas regras para evitar acidentes e infrações de trânsito. É comum vermos os animais de estimação sendo transportado no colo do motorista, solto dentro do carro ou com a cabeça pra fora da janela.

O animal solto dentro do veículo oferece uma série de riscos, um deles e o mais comum é desviar a atenção do condutor para ver o que ele esta fazendo. Além deste risco é a própria integridade física do animal, em uma situação de freada brusca o animal será projetado para frente, o que poderá acarretar lesões ou até levar ao óbito.

O código de transito diz o que não deve ser feito, mas não explica o transporte correto.

Art. 235 – Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados. Infração grave com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.

Art. 252. Dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas. Multa de R$ 85,13 e quatro pontos.

Desta forma a melhor forma de levar o animal de estimação é preso dentro do veículo e no banco de trás. Segue abaixo algumas instruções e dicas.

Transporte:

– O transporte deve ser realizado no banco de trás.

– Não utilizar a coleira comum, deve ser utilizado a coleira peitoral. A coleira comum pode enforcar o animal em um situação de risco. Neste caso há no mercado as coleiras peitorais, elas são presas no peito do animal.

cintodeseguranca

– Deve ser utilizado o cinto de segurança para fixar o animal no banco de trás.

– O aconselhável é que o transporte de animais de pequeno porte seja realizado em caixas de transporte.

– Gatos somente devem ser transportados em caixa de transporte.

caixa-transporte-animais

Cuidados com o carro:

– Para se evitar que o animal de estimação suje o carro há no mercado uma cadeira de transporte. O animal fica acomodado dentro dela e evita a sujar os bancos, mas mesmo com esta cadeira é necessário utilizar a coleira peitoral fixada ao cinto de segurança.

– Outra opção é a capa para proteger o banco, ela é colocada em todo o banco e fixada nos encostos de cabeça, como na opção anterior deve ser usado a coleira peitoral.

Capa-Protetora-Para-Transporte-De-Animais-Em-Carros-20140917204705