Uma viagem agradável depende vários fatores e um dos mais importantes é um planejamento mínimo. Alguns cuidados devem ser tomados senão o que deveria ser a melhor experiência de sua vida pode vir a se tornar um pesadelo. Abaixo segue algumas dicas para tentar minimizar imprevistos na sua viagem e torna-la inesquecível.

viajar-moto

Cuidados com a moto

Independentemente da distância do roteiro, antes de colocar sua moto para rodar é importante levá-la para fazer uma revisão minuciosa e completa.  Esta revisão deve ser feita com antecedência.

– Pneus

Confira se a calibragem dos pneus está de acordo com as condições de uso e especificações do manual do proprietário, lembrando que ela deve ser feita com os pneus ainda frios. A temperatura altera a pressão interna dos pneus, desta forma você terá uma pressão incorreta.

– Lubrificação

Sempre efetue a troca do óleo seguindo as recomendações do manual, antes de pegar estrada verifique o nível do óleo, caso esteja baixo da especificação deve-se preencher ou efetuar a troca completa. É importante lavar e lubrificar o sistema de transmissão, corrente, coroa e pinhão. Uma falha no sistema de transmissão compromete todo o funcionamento da motocicleta.

– Sistema elétrico

Um item fundamental é o sistema elétrico, às vezes o esquecemos e só lembramos quando precisamos. A inspeção inclui conferir o funcionamento das luzes e do freio, a sinalização, a lanterna, o farol e o painel. Uma falha neste sistema além afetar diretamente sua segurança pode acarretar em multa.

– Freio

Item indispensável, o sistema de freios deve estar devidamente regulado e lubrificado.  Verifique o estado das pastilhas e se for hidráulico, é importante checar o nível do fluido. Caso o nível do fluído esteja abaixo do mínimo, pode haver vazamento ou desgaste excessivo da pastilha.

Mesmo tendo feito uma revisão na moto é preciso deixar de lado a empolgação e logo nos primeiros quilômetros sentir sua moto. É fundamental colocar os seus sentidos em alerta para notar se tudo esta correto, essa atitude pode te livrar de problemas futuros.

Cuidados com o Trajeto

Antes de pegar estrada faça o seu roteiro e confira se existem postos de abastecimento de combustíveis e restaurantes no seu trajeto.  Apesar de você aguentar rodar por longos períodos, faça paradas para esticar as pernas, fazer uma inspeção visual na moto e ao mesmo tempo se hidratar.

Tente evitar pilotar a noite, mesmo que sua visão e seus faróis sejam impecáveis é inegável que a vantagem de haver menos tráfego não é compensada pela visibilidade limitada. Busque evitar este tipo de situação, mas se for realmente inevitável fique atento a qualquer imprevisto.

Seguindo estas dicas agora é aproveitar a viagem, seja cauteloso e torne sua viagem uma experiência única. Chame seus amigos, viajar em grupo é muito melhor, torna a viagem mais animada além de segura.

“A felicidade só é verdadeira se for compartilhada.” – Christopher McCandless